A loja do Bahia localizada no Shopping Paralela, em Salvador, passou a arrecadar doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O temporal atinge o estado há uma semana e, segundo a Defesa Civil, até a última segunda-feira, deixou 85 mortos e 134 desaparecidos.
Em razão das chuvas, 385 dos 497 municípios do estado registraram algum transtorno, afetando 1,178 milhão de pessoas. Cerca de 200 mil pessoas estão fora de casa – 47,6 mil em abrigos e 153,8 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos).
De acordo com o Bahia, a loja arrecada água mineral, alimento não-perecível e material de limpeza e higiene. A campanha do Esquadrão e do shopping em parceria com a Chamada Solidária.
Na última segunda-feira, a CBF anunciou que vai doar R$ 1 milhão para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A entidade também vai doar o equivalente a R$ 1 milhão em medicamentos em parceria com a Cimed, que é patrocinadora da confederação.
Jogadores da Seleção, como Vinicius Jr e o capitão Danilo, além do técnico Dorival Junior, gravaram videos para uma campanha de estímulo a doações.
Também na segunda-feira, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas anunciou a suspensão de todos os jogos partindo ou chegando ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, até o final do mês de maio.
Os jogos que envolvem os times gaúchos no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e nas competições continentais foram suspensos.