Depois de vencer o Vitória por 2 a 0 no jogo de ida da final do Campeonato Baiano, o Bahia não só ficou em vantagem para o jogo de volta, como reivindicou para si um tabu histórico. Em 18 decisões que envolveram a dupla Ba-Vi na história do estadual com jogos de ida e volta, o vencedor do primeiro encontro sempre ficou com o título.
Em apenas quatro oportunidades o vencedor da primeira final acabou derrotado na partida de volta, mas nunca por um placar que fosse suficiente para fazer o time perder a taça. Esses cenários aconteceram em 1997, 1998, 2010 e 2016. Neste último caso, o Vitória venceu o jogo de ida por 2 a 0, perdeu a segunda partida pelo placar mínimo e ficou com o título.
Vale lembrar que a contagem do ge considera apenas finais disputadas em dois jogos, que é exatamente o contexto da atual edição do Campeonato Baiano. Ou seja, decisões com partida única, três confrontos ou quadrangular foram desconsideradas.
O mais perto que Bahia ou Vitória estiveram de conseguir uma "remontada" em final de Campeonato Baiano foi em 2010. Naquele ano, o Vitória venceu o jogo de ida por 1 a 0 na condição de visitante e perdeu a partida de volta no Barradão por 2 a 1. Mas empate em 2 a 2 no placar agregado foi suficiente para o Rubro-Negro ser campeão porque o regulamento oferecia esse benefício ao time de melhor campanha.
Esse benefício já não existe em 2025. Caso o Vitória devolva os dois gols de desvantagem e consiga uma igualdade no placar agredado, o campeão baiano vai ser conhecido em disputa de pênaltis no Barradão.
Outro dado que joga a favor do Bahia é que o Tricolor não perde para o seu maior rival por dois gols de diferença, jogando no Barradão, desde 2016.
Bahia e Vitória já se enfrentam em 30 finais de Campeonato Baiano, com 16 títulos para o Rubro-Negro e 15 para o Tricolor. A conta é de 31 taças porque em 1999 os dois times foram considerados campeões.
A primeira decisão do Campeonato Baiano com a dupla Ba-Vi em campo foi em 1947, quando o Tricolor levantou o caneco ao vencer por 3 a 1, com gols de Gereco, Izaltino e Velau. Na época, porém, a final foi em jogo único.
Já a primeira final com jogos de ida e volta aconteceu em 1957, e o Vitória levou a melhor sem sustos. Depois de fazer 4 a 0 no jogo de ida, o Leão entrou em campo tranquilo e venceu mais uma vez o rival na partida de volta: 2 a 0.
Uma derrota por dois gols de diferença no jogo de ida, como é exatamente o caso da atual edição do Campeonato Baiano, aconteceu em outras três oportunidades: 1998, 2014 e 2016. E como você já sabe, ela nunca foi revertida.
O tabu vai ser testado mais uma vez neste domingo, quando Bahia e Vitória se reencontram, agora no Barradão. Por lá, a bola começa a rolar a partir das 16h (de Brasília).
Fonte: ge